sábado, 27 de junho de 2026

MOMENTOS DE ANGUSTIA

 

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios – Capítulo 12 verso 10 

       Existem momentos na vida em que estamos tranquilos nada de anormal acontecendo, como o povo de Israel quando estava no cativeiro no Egito, a vida transcorria normalmente, mesmo vivendo debaixo da chibada dos egípcios, murmuravam pelas dificuldades, mas não davam importância e nem faziam nada para mudar suas condições de escravos. Viviam em uma terra distante das suas se sujeitavam as condições que eram impostas pelos seus algozes, mas não faziam nada para mudar. Esqueceram de Deus e passaram a adorar outros deuses, mas Deus sempre esteve com eles. 

       Penso eu que Deus ficou incomodado com a murmuração do povo de Israel, pois Deus não gosta de murmuração, Em Filipenses 2:14-15: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros". e arranjou um jeito de resolver o problema do povo, para retirá-los do cativeiro e leva-los para a terra prometida. 

       A mesma coisa acontece hoje, pois muitas vezes quando estamos no mar da tranquilidade não pensamos em nada, mas é só o tempo mudar e aparecer umas nuvens escuras que começamos a questionar Deus o porquê de estarmos passando por isto, ao invés de lutar para mudar a situação em que estamos vivendo. Geralmente o tempo muda para chamar a atenção de cada um de nós para voltarmos aos caminhos do Senhor, pois muitas vezes estamos andando fora dos Seus caminhos e se mudarmos as coisas voltam ao normal, se persistirmos em continuar fora dos caminhos do Senhor, Ele deixa com que andemos no deserto sem encontrar a terra prometida até que arrependamos e voltemos aos Seus caminhos. 

       Hoje eu sei que as turbulências da vida são necessárias para que acordemos e façamos uma reflexão de como estamos vivendo, se nos caminhos do Senhor ou nos caminhos do mundo. O mundo nos oferece muitos caminhos, como aqueles que o povo Judeu andou quando saiu do Egito, que não leva a lugar nenhum, mas os caminhos do Senhor onde existem dificuldades que nos faz crescer espiritualmente e nos leva há um dia estar com Jesus na gloria nos leva a Canaã. Lembre-se que Jesus para nos salvar do pecado, teve que trilhar os caminhos do Senhor e foi com muita dificuldade, mas Ele venceu e cumpriu aquilo para o qual havia vindo fazer, sem murmuração.  

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo – Capítulo 4 verso 7 

O aposto Paulo quando escreveu ao amigo Timoteo, deixou bem claro que lutas irão acontecer, mas devemos vigiar todo instante para vencer as dificuldades que irão aparecer. As lutas serão grandes pois para conquistar o reino de Deus tem que haver lutas, lutas estas no nosso dia-a-dia, pois o reino dos Céus é conquistado dia após dia. Muitos daqueles judeus que saíram do Egito ficaram pelo caminho, pois não souberam enfrentar as dificuldades do caminho e esqueceram que Deus sempre esteve com eles. Devemos lembrar que Deus sempre está conosco e que cada dia que abrimos nossos olhos uma nova luta começa e que devemos lutar para vencê-las, como diz o ditado brasileiro, “devemos matar um leão por dia”. 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João – Capítulo 16 verso 33

 

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário