MEZUZÁ

  1. מזוזה”Mezuzá” significa literalmente “poste da porta”, “umbral”, mas geralmente é usado para a caixa que contém o pergaminho e que é fixada no umbral.
  2. Uma mezuzá precisa ser fixada em todas as portas da casa, excepto na porta da casa de banho.
  3. A mezuzá é fixada no terço superior do umbral da porta direita (ao entrar), mas não inferior a uma mão do topo.
  4. A mezuzá é colocado diagonalmente. Este é um compromisso, porque os nossos rabinos antigos não podiam concordar sobre como colocar a mezuzá, de forma vertical ou de forma horizontal. Então, toda casa judaica é caracterizada pela vontade de compromisso.
  5. texto escrito no pergaminho é Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-31. É escrito por um sofer ou uma soferet, uma pessoa que também escreve pergaminhos da Torá e os pergaminhos para os tefilin.
  6. Duas vezes por ano, o pergaminho na mezuzá deve ser verificado.
  7. Ao mudar de casa – se os novos habitantes são judeus -, deve deixar-se as mezuzot nas portas. Caso contrário, leva-se mezuzot connosco.
  8. O pergaminho na mezuzá é chamado קלף claf.
  9. O pergaminho tem um código estranho na parte traseira. כוזו במוכסז כוזו que significa Adonai Elohénu adonai. שדי significa Shaddai (um nome de Deus) e Shomér Daltot Israel – Protetor das portas de Israel.



Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

Deuteronômio 6:4-9

E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.
E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.
Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.

Deuteronômio 11:13-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário