sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

FIDELIDADE DE JÓ!

 


Sempre que estamos passando por algum problema e achamos que chegamos ao fundo do poço e que não tem mais saída, devemos retornar ao livro de Jó e refazer a leitura dele todo e através do Espírito Santo de Deus nos será revelado que nossos problemas muitas vezes não são nada em relação ao que Jó passou e sofreu. Muitos falam da paciência de Jó, mas no livro de Jó encontramos são ensinamentos de como enfrentar nossas dificuldades sem, contudo, reclamar a Deus o porquê de estarmos passando pelo vale, ou seja, a criatura não deve e não pode questionar seu Criados.

 Jó realmente foi testado e mostrou toda sua fidelidade a Deus. O livro de Jó considerado como livro da sapiência, ou poético, traz em seu bojo grandes conhecimentos a respeito das virtudes que um homem tem que ter diante das suas dificuldades. Não é sabido quem foi o autor do livro, mas é de grande importância para aqueles que querem refletir um pouco sobre sua conduta de vida.

 Peguei estes quatros versículos do capitulo 4 para que possamos refletir um pouco sobre as pessoas nos nossos dias. Veja que o amigo de Jó, Elifaz chama a atenção de Jó após ele ter amaldiçoado sua concepção e seu nascimento, como está no capítulo três, mostrando a Jó que apesar de tudo Deus tinha um proposito em sua vida e que ele não deveria perder a esperança e a integridade que sempre teve para com Deus. Este é o verdadeiro amigo aquele que te coloca pra cima e não aquele que tenta de destruir.

 Elifaz diz ainda que Deus preserva aqueles que são Seus, e jamais os destroem, mas aqueles que praticam a iniquidade e espalham o mal sim estes colhem da ira de Deus, pois são perversos e a própria justiça de Deus é feita.

 Isto tudo serve para nós, pois estamos vivendo momentos muito difíceis, onde o homem se corrompeu a tal ponto e muitas vezes falamos que só existe uma saída que é a volta de Jesus que virá buscar a sua igreja. A corrupção humana não tem mais limites, a cada momento surgem coisas que nos deixam estarrecidos e boquiabertos, muitas vezes nos perguntamos como uma criatura de Deus pôde fazer isto. Ainda vivemos dias em que existem muitos miseráveis, fome, peste, discriminação demonstrando que o homem se afastou de Deus e caminha com suas próprias pernas o que o leva ao vale do sofrimento.

Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?

Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu? E onde foram os sinceros destruídos?
Segundo eu tenho visto, os que lavram iniquidade, e semeiam mal, segam o mesmo.
Com o hálito de Deus perecem; e com o sopro da sua ira se consomem.
Jó – Capítulo 4 versos 6 a 9

Pra quem já estudou o livro de Jó, sabe que no final Deus restitui a ele tudo sete vezes mais, pois era um homem muito próspero e perdeu tudo, até a família, para provar a sua fidelidade com Deus e isto nos mostra que diante da nossa fidelidade, Deus jamais nos abandonará, mesmo que andemos pelo vale da sobra da morte Ele sempre estará conosco. Existe sempre uma nova oportunidade, e Jesus é nosso intercessor junto a Deus.

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos – Capítulo 5 verso 20

 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo – Capítulo 2 verso 5

 

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário