quarta-feira, 30 de agosto de 2017

MOMENTOS DE ANGUSTIA

Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.
E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Mateus – Capítulo  26 versos de 36 a 39

Somos herdeiros de Adão e Eva não no pecado que os dois cometeram, mas na ação pecaminosa, pois a partir da desobediência dos dois todos nós passamos a ter em nós esta ação pecaminosa da desobediência e consequentemente somos pecadores. Vivemos hoje dias difíceis onde um dia está bom e já o outro dia as coisas vão de mal a pior e o porquê de tudo isto está ligado a ação pecaminosa que herdamos desde o paraíso.

Cinto que esta ação pecaminosa vem assolando o mundo desde o princípio e todo homem sofre suas consequências de uma forma ou de outra, que são momentos angustiantes e difíceis. Jesus quando homem pela terra também sofreu essa ação e viveu momentos angustiantes quando era chegado o momento de si entregar por nós, mas lembremos de uma coisa Ele não herdou a ação da desobediência e o pecado, mas seus momentos finais foram muitos difíceis, onde Ele chegou a pedir ao Pai que afastasse dEle o cálice, ou seja, o cálice do martírio que iria passar, mas manteve a obediência a Deus até o final e disse que fosse feita a vontade do Pai.

E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa. Salmos 69 verso 17

Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. Salmos 25 verso 16

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. Salmos 31 verso 9


Escolhi alguns versos de salmos para mostrar o quanto os homens de Deus foram assolados neste mundo pela angústia. As vezes passamos por estes momentos também e nem damos conta de como esses homens fizeram para vencer estes momentos ruins ou difíceis que era através da oração e de uma aproximação ainda maior do Criador e nós hoje estamos tão afastados de Deus que muitas vezes nem lembramos que Ele está sempre ao nosso lado para nos ajudar a afastar este cálice e vamos bebendo o fel angustiante e cheio de espinhos e nos enrolando cada vez mais. Temos que lembrar sempre daquele momento de Jesus no Getsemani, onde Ele suou sangue, foi tentado de todo jeito, mas venceu e ainda si entregou por nós.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Salmos 42 versos 2 e 3

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.  Salmos 42 verso 5

Encerro este estudo com os versos do Salmo 42, onde o salmista estava com uma angústia tão grande que procurava o momento de estar com Deus face a face onde dizia que suas lágrimas serviam de mantimento e ele era confrontado dia e noite onde estaria seu Deus que não vinha em seu socorro. Sua alma estava tão abatida que lhe perturbava bastante, mas ele tinha uma certeza que esperaria em Deus e que Ele viria em seu socorro.



Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário