domingo, 5 de maio de 2013

NENHUMA OVELHA SE PERDERÁ?


Quando estava fazendo a leitura do ultimo livro que acabei de ler me detive num momento muito bonito onde o autor falava sobre a parábola da Ovelha Perdida e fazia algumas reflexões na nossa vida.

Interessei-me e hoje estou aqui também fazendo um estudo sobre essa parábola que nos mostra claramente o amor de Deus para conosco, pois Ele jamais nos abandonou e não nos deixou sozinhos neste mundo onde impera o mal nos corações dos homens, onde as forças do mal tentam a todo custo sobrepor às forças do bem.



Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. 
Mateus – Capítulo 18 versos de 10 a 14

Jesus ao proferir essa parábola nos chamou a atenção para diversas coisas. Em primeiro lugar Ele nos mostra que veio até nós para que fossemos libertados da escravidão do pecado, uma vez que estávamos perdidos e não conseguíamos encontrar o caminho da salvação, ou seja, não existia salvação e todos teriam a morte eterna, ou a segunda morte como está em apocalipse, e para ser salvo nosso nome teria que ser escrito no livro da vida.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. 
Apocalipse – Capítulo 20 versos 14 e 15

Quando Jesus fala que um homem tinha cem ovelhas, Ele coloca todos aqueles que são seus e que o busca de todo o coração, tem Ele como seu Senhor e Salvador, e que todas estão no aprisco, sob sua proteção, mas uma se desgarrou e se perdeu e para Ele foi uma grande perda, por isto Ele iria atrás dela porque não queria que nenhuma se perdesse. Muitas vezes nós somos essa ovelha desgarrada que saiu do aprisco e se perdeu, mas como Jesus mesmo disse, Ele sempre está a nossa procura, as outras noventa e nove Ele não se preocupa, pois elas já estão salvas no aprisco de Deus, mas Ele não quer que nenhuma se perca.

Jesus disse que não ficaríamos órfãos, pois Ele estaria conosco até a consumação dos tempos e nesse final Ele viria para nos buscar e que Ele seria nosso intercessor junto ao Pai.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João – Capítulo 14 verso 18

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo – Capítulo 2 verso 5 – ( Grifo nosso ).

A promessa feita por Jesus é que Ele iria preparar um lugar para nós e depois viria nos buscar, mas que o Espírito da Verdade viria e nos ajudaria nesse tempo de transição até o final e nesse final Ele estaria de volta para nos buscar. Essa vinda somente Deus nosso Pai sabe o dia e por isto deveríamos nos preparar e estar alerta a todo instante por que sua volta será repentina, e que todos os olhos o verão, mas nem todos estarão com Ele.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João – Capítulo 14 verso 3

Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus – Capítulo 16 verso 27

Realmente nós seremos julgados conforme os nossos caminhos, pois o Senhor deixou bem claro que Ele sonda nossos corações e que julgará a cada um conforme os seus frutos e suas ações. Por este motivo devemos nos preparar, manter nossa casa espiritual sempre limpa e de portas abertas para o Espírito Santo, para que quando o filho do homem voltar Ele possa achar em nós frutos que nos levarão até Deus nosso Pai.

Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? Não dará ele ao homem conforme a sua obra? 
Provérbios – Capítulo 24 verso 12

Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias – Capítulo 17 verso 10

E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Apocalipse – Capítulo 2 verso 23

Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus - Capítulo 16 verso 27

Sabemos que seremos salvos não por obras, mas pela graça de Deus nosso Pai, portanto aquele que ainda não se comprometeu com o evangelho e ainda não se entregou nas mãos de Jesus, prepare-se, pois o fim está próximo e Jesus está às portas para buscar a sua igreja, pois muitos são os sinais que Jesus deixou no seu evangelho que iriam acontecer e que o momento da sua volta estaria próximo. Você já entregou sua vida nas mãos de Jesus. Deixe com que Ele tome conta da sua vida e aproveite da bondade de Deus.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse – Capítulo 3 verso 20

Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário