Neste mundo tenebroso em que vivemos em todo o momento somos confrontados com ações humanas que nos deixa chocados e pensativos como pode um ser humano fazer tal coisa. Chegamos a um ponto evolutivo muito grande tecnologicamente, mas com relação as atitudes dos homens ainda vivemos nos tempos das cavernas. São barbáries atrás de barbáries, como homicídios, feminicídios, estupros, e outras atrocidades que têm deixado todos sem saber onde vamos parar.
O homem mais sábio que já passou por este mundo nos alertou que esses dias chegariam, mas que devíamos segui-lo para que não fossemos afetados por estes momentos de angústias que passa a humanidade com tanta atrocidade e egoísmo do ser humano. Ele nos alertou para seguir seus ensinamentos para andarmos na luz pois onde existe luz as trevas não chegam. Disse também que Ele é o único caminho que nos leva ao Pai e que não existe outro caminho. Deixou para nós um grande ensinamento sobre como nos comportamos nas horas das dificuldades, que as vezes é preferível calar do que confrontar os nossos algozes, pois Ele mesmo Si comportou assim diante do seu martírio até o gólgota onde foi crucificado.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João - Capítulo 8 verso 12
Na Palavra de Deus existe várias passagens que nos alerta quanto ao uso da língua, pois segundo consta é o que sai da boca que contamina o homem e não o que entra pela boca, como está no livro de Mateus no capítulo 15 verso 11. Devemos tomar cuidado com que falamos e até pensamos, pois, nossos pensamentos muitas vezes são roubados e nós que somos cristãos sabemos quem rouba nossos pensamentos e não precisa falar o nome dele, mas sabemos que ele vem para roubar, matar e destruir e é sorrateiro e anda pelo mundo a procura de suas presas, por isto Jesus no chama para andarmos na luz.
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus – Capítulo 15 verso 11
Em Provérbios somos chamados a refletir sobre nosso modo de agir e pensar, para não cairmos e virarmos presa fácil para o mal, devemos tomar cuidado com o que está em nosso coração pois dele procede a nossa vida. Devemos cuidar da nossa casa mental, guardar os nossos lábios de toda palavra frívola e não nos desviarmos dos caminhos do Senhor, não nos desviarmos nem para a direita e nem para a esquerda e nos mantermos firmes na fé que provém de Deus, encher os corações com coisas boas, frear nossa língua e meditar de dia e de noite na Palavra de Deus para que nossos dias na terra se prolongue.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não
declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios – Capítulo 4
versos de 23 a 27
Transcrições Bíblicas –
Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online