quarta-feira, 29 de junho de 2016

A CORRUPÇÃO DO HOMEM E O PECADO

             Como surgiu o pecado

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis – Capítulo 2 verso 17

Quando Deus formou o homem e o colocou no paraíso, deixou para ele uma advertência que não deveria provar da arvore do bem e do mal que fica no meio do jardim do Éden, pois se provasse iria morrer. Por que morrer? Porque quando da criação, o homem era simples e sem pecado e não conhecia o mal, mas a partir da desobediência a maldade entrou no coração do homem e toda a humanidade foi corrompida, passando a serem herdeiros do pecado.

Deus não desistiu do homem apenas o baniu para a terra fechando assim a entrada do paraíso para que o homem corrompido não entrasse e provasse da arvore da vida e assim ficaria um homem pecador e com vida eterna. Daquele momento em diante, com seu livre arbítrio e deixando sua simplicidade o homem passou a tomar suas próprias decisões e o pecado passou a habitar no seu coração e ocorreu o primeiro homicídio, Caim matou seu irmão Abel e sua mão ficou manchada com sangue do próprio irmão.

Moisés também teve muitos problemas durante a saída do povo hebreu do cativeiro, pois era um povo desobediente e cheio de defeitos herdados no Egito, durante a escravidão. Deus quis destruir o povo hebreu várias vezes, mas Moisés sempre interveio e pediu a Deus para que tivesse paciência e perdoasse seus erros e sua desobediência.

Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Êxodo – Capítulo 32 verso 31

Todos somos pecadores e carecemos da misericórdia de Deus, pois se não fosse isto o Pai já nos teria abandonado a própria sorte ou teria nos destruídos como fez com o povo de Sodoma e Gomorra. De uma coisa temos certeza de que Jesus veio ao mundo não para buscar o justo, mas para chamar o seu povo ao arrependimento e nos mostrar o quanto errado estamos andando, com isto conclamando o povo de Deus ao arrependimento. Muitos não entenderam e o crucificaram, mas Ele deixou para nós ainda uma esperança de que voltaria novamente para nos resgatar.

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus – Capítulo 9 verso  13

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos – Capítulo 5 verso 12

Quem tira o pecado

Se por um homem entrou o pecado no mundo, Deus mandou seu único Filho para que morresse em nosso lugar e com isto todo aquele que nele crer terá seus pecados perdoados e uma nova oportunidade de entrar no Jardim do Éden e ai provar da árvore da vida e com isto ter vida eterna, pois conforme a Palavra de Deus após o pecado do homem a morte passou a fazer parte da jornada do homem. Este Homem que nasceu em Nazaré, passou pela terra e deixou uma mensagem que muitos ainda não aceitam, pois muitas vezes fere seus sentimentos de homem pecador, mas aquele que anda segundo seus conselhos jamais irá permanecer no pecado.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João – Capítulo 1 verso 29

Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas – Capítulo 5 verso 32

Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. 1 João – Capítulo 3 verso 6

Libertação do pecado

Em resumo, o homem hoje ainda anda fora dos preceitos ditados por Jesus, pecando e ignorando seus ensinamentos. Passamos por dias tristes e difíceis por causa do erro e do pecado do homem que ainda prefere os prazeres da carne aos espirituais. Muitos fatos têm ocorrido para chamar a atenção do homem quanto ao seu estado de pecador, mas geralmente é ignorado pela maioria. Jesus disse que sua volta seria repentina e inesperada, muitas coisas iriam ocorrer e seria o prenúncio da sua vinda e muitos serão pegos de surpresa, pois esse dia somente Deus nosso Pai o sabe e se não estivermos preparados não estaremos aptos a fazer parte da igreja de Cristo.

Nosso país tem passado por momentos muito difíceis causados por homens com poder nas mãos e que muitas vezes ignoram que esse poder lhes foi dado por Deus em primeiro lugar e assim como foi dado pode ser tirado, muitas vezes por um preço muito alto e que aquelas pessoas que sofrem por causa da arrogância do erro e do pecado desses que tem o poder nas mãos serão cobrados pelo que fez e também pelo que não fez e deveria fazer.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos – Capítulo 8 verso 1

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus – Capítulo 1 verso 3


Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

quinta-feira, 16 de junho de 2016

DEGRADAÇÃO HUMANA E A VOLTA DE JESUS

12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Mas ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Apocalipse – Capítulo 22 versos de 12 a 17

                             
A Palavra de Deus nos conforta nos orienta, nos conduz pelo mundo e também nos ensina de como enfrentar as dificuldades que passamos. Deus nosso Pai se preocupou de todas as formas em deixar nas Suas Palavras meios para que recorrêssemos nelas quando estivéssemos passando pelos desertos da nossa vida. Muitas vezes estamos passando por problemas difíceis que achamos que não tem jeito de vencer, mas quando meditamos na Palavra de Deus o Espírito Santo vem e nos conforta ou nos orienta de como proceder para sair daquele vale lamacento em que estamos passando.

O maior conforto que não existem em lugar nenhum neste mundo está na Palavra de Deus é a promessa de que Deus enviaria o nosso Salvador, o qual veio para nos libertar da escravidão do pecado, mas depois de o terem crucificado Ele ainda deixou outra promessa de que voltaria para buscar sua igreja que somos todos nos os cristãos, isto demonstrou que o Pai não guarda rancor e ainda por cima nos perdoou do erro cometido com seu Filho Jesus, que foi crucificado e pregado em uma cruz ao lado de dois ladrões sem nada ter feito para isto.

O ser humano caminha fora dos trilhos da salvação perdido no tempo e no espaço, numa perversão total muitas vezes achando que é Deus e que pode resolver tudo, inclusive chegando até duvidar da existência de Deus, não cumprem os mandamentos e por isto tem pago um preço muito alto com pestes, desastres naturais, catástrofes, etc., e nem assim acorda. Mas uma coisa temos certeza que aquele que perseverar até o fim, este será salvo e receberá o galardão da vitória. Mas quando teremos novamente a volta de Jesus? Ninguém sabe a não ser Deus nosso Pai, mas Ele voltará e os profetas escreveram a respeito de que quando estas coisas começarem acontecer Jesus estará às portas como está no capítulo 13 do livro de Marcos, “O princípio das dores”.


Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas. Marcos – Capítulo 13 verso 29

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O AMOR DE DEUS POR NÓS

O Apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos romanos o quanto Deus nos ama e nos quer bem. Muitas pessoas não entendem este ensinamento, pois si entendessem o sentido do texto bíblico abaixo não pensariam outra coisa quando estivessem passando por problemas em suas vidas.

Aquele que realmente se diz que é Cristão e estuda este ensinamento jamais irá duvidar de Deus quando estiver passando por algum problema. Muitos de nossos problemas são causados por nós mesmos e jamais Deus irá interferir, pois Ele respeita no nosso livre-arbítrio.

Adão teve dois filhos, Caim, que significa “aquisição” e o segundo Abel, que quer dizer “aflição” – Flávio Josefo, livro Historia dos Hebreus (2015). Abel era homem justo, pastor de ovelhas e Caim eram muito mau e Deus já sabia disto inclusive não interferiu na decisão de Caim que matou seu irmão. Deus respeitou a livre escolha de Caim. Assim sendo, Deus não interfere em nossas escolhas, e como Caim pagou o preço da sua ignorância, Deus também respeita as nossas escolhas, mas o preço a pagar é por nossa conta.

O conforto é que Deus deixou uma palavra de alívio para nós como a que Paulo escreveu em Romanos capítulo 8 sobre o amor de Deus por nós. Se todos nós estudarmos este capítulo e colocar em prática o que o Espírito Santo nos inspirar a entender dificilmente iremos passar por dificuldades nesta terra e dela comeremos o melhor, pois é assim que o Pai nos exorta a fazer, dedicar ao estudo diário da sua palavra que é como faca de dois gumes, mas que também nos conforta e nos dá prazer em vivenciá-la.

Quando andamos conforme a Palavra de Deus mesmo que exista quem queira nos acusar, pois o acusador está pelo mundo intentando contra os eleitos de Deus, não existe necessidade de alguém nos justificar, pois seremos justificados por Deus e temos um advogado para nos defender que é Jesus Cristo que hoje reina ao lado de Deus nosso Pai.


Romanos 8 - As provas e a certeza do amor de Deus.

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos – Capítulo 8 versos de  31 a 39



Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online