quarta-feira, 29 de junho de 2016

A CORRUPÇÃO DO HOMEM E O PECADO

             Como surgiu o pecado

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis – Capítulo 2 verso 17

Quando Deus formou o homem e o colocou no paraíso, deixou para ele uma advertência que não deveria provar da arvore do bem e do mal que fica no meio do jardim do Éden, pois se provasse iria morrer. Por que morrer? Porque quando da criação, o homem era simples e sem pecado e não conhecia o mal, mas a partir da desobediência a maldade entrou no coração do homem e toda a humanidade foi corrompida, passando a serem herdeiros do pecado.

Deus não desistiu do homem apenas o baniu para a terra fechando assim a entrada do paraíso para que o homem corrompido não entrasse e provasse da arvore da vida e assim ficaria um homem pecador e com vida eterna. Daquele momento em diante, com seu livre arbítrio e deixando sua simplicidade o homem passou a tomar suas próprias decisões e o pecado passou a habitar no seu coração e ocorreu o primeiro homicídio, Caim matou seu irmão Abel e sua mão ficou manchada com sangue do próprio irmão.

Moisés também teve muitos problemas durante a saída do povo hebreu do cativeiro, pois era um povo desobediente e cheio de defeitos herdados no Egito, durante a escravidão. Deus quis destruir o povo hebreu várias vezes, mas Moisés sempre interveio e pediu a Deus para que tivesse paciência e perdoasse seus erros e sua desobediência.

Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Êxodo – Capítulo 32 verso 31

Todos somos pecadores e carecemos da misericórdia de Deus, pois se não fosse isto o Pai já nos teria abandonado a própria sorte ou teria nos destruídos como fez com o povo de Sodoma e Gomorra. De uma coisa temos certeza de que Jesus veio ao mundo não para buscar o justo, mas para chamar o seu povo ao arrependimento e nos mostrar o quanto errado estamos andando, com isto conclamando o povo de Deus ao arrependimento. Muitos não entenderam e o crucificaram, mas Ele deixou para nós ainda uma esperança de que voltaria novamente para nos resgatar.

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus – Capítulo 9 verso  13

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos – Capítulo 5 verso 12

Quem tira o pecado

Se por um homem entrou o pecado no mundo, Deus mandou seu único Filho para que morresse em nosso lugar e com isto todo aquele que nele crer terá seus pecados perdoados e uma nova oportunidade de entrar no Jardim do Éden e ai provar da árvore da vida e com isto ter vida eterna, pois conforme a Palavra de Deus após o pecado do homem a morte passou a fazer parte da jornada do homem. Este Homem que nasceu em Nazaré, passou pela terra e deixou uma mensagem que muitos ainda não aceitam, pois muitas vezes fere seus sentimentos de homem pecador, mas aquele que anda segundo seus conselhos jamais irá permanecer no pecado.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João – Capítulo 1 verso 29

Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas – Capítulo 5 verso 32

Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. 1 João – Capítulo 3 verso 6

Libertação do pecado

Em resumo, o homem hoje ainda anda fora dos preceitos ditados por Jesus, pecando e ignorando seus ensinamentos. Passamos por dias tristes e difíceis por causa do erro e do pecado do homem que ainda prefere os prazeres da carne aos espirituais. Muitos fatos têm ocorrido para chamar a atenção do homem quanto ao seu estado de pecador, mas geralmente é ignorado pela maioria. Jesus disse que sua volta seria repentina e inesperada, muitas coisas iriam ocorrer e seria o prenúncio da sua vinda e muitos serão pegos de surpresa, pois esse dia somente Deus nosso Pai o sabe e se não estivermos preparados não estaremos aptos a fazer parte da igreja de Cristo.

Nosso país tem passado por momentos muito difíceis causados por homens com poder nas mãos e que muitas vezes ignoram que esse poder lhes foi dado por Deus em primeiro lugar e assim como foi dado pode ser tirado, muitas vezes por um preço muito alto e que aquelas pessoas que sofrem por causa da arrogância do erro e do pecado desses que tem o poder nas mãos serão cobrados pelo que fez e também pelo que não fez e deveria fazer.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos – Capítulo 8 verso 1

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus – Capítulo 1 verso 3


Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário