domingo, 20 de dezembro de 2015

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO AO SENHOR

Este estudo nos levará há uma reflexão sobre nossa conduta como filho de Deus e se o que realmente estamos fazendo está de acordo ou não com os preceitos Divino, se merecemos ou não um dia estar diante do Senhor e poder fazer parte da grande família de Jesus.

O mundo hoje anda cheio de dificuldades, pobreza humana, atrocidades, leviandade e corrupção do ser humano em geral.  Mas isto já estava previsto por Deus que nos finais dos tempos muita coisa ruim iria acontecer, fome, miséria, catástrofes, mortes em massa, etc. Deus sempre ouviu seu povo, inclusive quando estavam como escravos no Egito, após um clamor do povo por liberdade, Deus mandou o libertador para livrá-los das mãos do Faraó Remisses. 

E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Êxodo – Capítulo 2 versos 23 a 25

Após este clamor, veio Deus em socorro do seu povo.  Geralmente buscamos a Deus, mas não somos ouvidos por Ele, ou porque nos afastamos da presença Dele ou porque estamos em pecado e quando estamos assim Deus fica em silencio e aguarda o momento em que voltemos para Ele e nos arrependamos dos nossos pecados. Ele aguarda o nosso clamor, mas com o coração contrito e arrependido.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas – Capítulo 7 verso 14

Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Tiago – Capítulo  4 versos 9 e 10

Geralmente somos tão apegados às coisas da terra que muitas vezes trocamos estas coisas por Deus. Quase não percebemos quando fazemos esta troca que acontece quando falamos assim: eu adoro minha casa, adoro meu carro, adoro minha família; não percebemos muitas vezes que a palavra adorar só pode ser falada exclusivamente para Deus, pois quando colocamos esta palavrinha de cinco letras para um bem material ou para uma pessoa invertemos o papel e passamos a adorar a criatura e não o criador. Lembre-se sempre a palavra adoro, só deve ser dita para Deus, costumo dizer que esta palavra entrou no nosso vocabulário para que pudéssemos expressar nosso sentimento em relação ao Criador. Jó foi um homem temente a Deus e mesmo sendo induzido por seus amigos a amaldiçoar o seu Deus, ele se manteve fiel e o adorou em Espirito e em verdade.

Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó – Capítulo 42 verso 6

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
Lucas – Capítulo 3 versos 10 a 13

Reconhecer que estamos em pecado nem sempre é fácil, pois geralmente o ser humano acha que o que está fazendo está tudo certo e dificilmente faz uma reflexão sobre sua conduta e modo de agir para ver se está andando de acordo com a lei de Deus. Lucas quando escreveu o livro de Atos dos Apóstolos chamou nossa atenção para o arrepender-se dos pecados e voltar para Deus, pois somente assim teríamos a bondade de Deus sobre nossas vidas. Mas como verificar se estou em pecado?

Basta que cada um faça uma reflexão sobre seus atos e busque dentro dos mandamentos de Deus que são Dez, se estão infringindo algum. Não é difícil são apenas dez, mas esses dez trabalha toda a conduta do ser humano e se olharmos as leis humanas elas tem que estar de acordo com os mandamentos de Deus senão a lei é falha ou pecadora.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos – Capítulo 3 verso 19

Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Atos – Capítulo 26 verso 20

Deus sempre esteve com seu povo, mas foi o povo que se afastou de Deus como vimos no livro de Êxodo. Ele sempre supriu nossas necessidades e sempre nos levou pelo caminho da salvação, nós é que escolhemos entrar por outros caminhos, mas como diz a Palavra de Deus só existem dois caminhos e um leva a salvação e o outro a perdição, a escolha é nossa. Deus jamais interfere nas nossas escolhas, Ele geralmente nos adverte que estamos no caminho errado, basta que ouçamos a sua vos e voltemos ao caminho da salvação. Quando nos arrependemos dos nossos pecados e voltamos para Deus tudo melhora para nós, pois saímos das trevas para a luz e quem anda na luz com Deus estará.

Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus. 1 Samuel – Capítulo 7 verso 3

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Isaias – Capítulo 55 verso 7

Concluindo este estudo sobre o arrependimento e a conversão ao Senhor meu Deus, entendemos que sempre temos que estar fazendo uma análise sobre cada um de nós verificando onde estamos errando e se estamos de acordo com a Palavra de Deus ou não e a partir dai implementamos mudanças em nossas vidas, mudanças estas que nos conduzirão aos caminhos do Senhor e consequentemente colheremos o melhor desta vida. Deus jamais nos abandonou, Ele sempre estará conosco e sempre destaca anjos para nos guardar e nos proteger do mal que existe neste mundo, pois quem reina neste mundo é o príncipe das trevas que com seus anjos caídos estão ceifando muitas vidas, levando-as a perdição.

A nossa conversão ao Senhor é urgente, pois como diz a Palavra de Deus, Jesus voltará para buscar sua igreja que reinará com Ele eternamente, mas somente irão aqueles que estiverem com as vestes nupciais, pois para participar das bodas temos que ter o coração puro, sem mácula e consequentemente sem pecado.

Quando os céus se fecharem, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem teu nome, e se converterem dos seus pecados, quando tu os afligires,
Então, ouve tu desde os céus, e perdoa o pecado de teus servos, e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho, em que andem; e dá chuva sobre a tua terra, que deste ao teu povo em herança.
2 Crônicas – Capítulo 6 versos 26 e 27

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. Lucas – Capítulo 3 verso 8

Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio. 2 Coríntios – Capítulo 7 verso 11



Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário