quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PORQUE NÃO ACREDITO NA DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO?

Neste estudo não tenho a intenção de esgotar o assunto nem de provar que João Calvino estava errado, mas sim expor o que o Espirito Santo falou comigo durante o culto no lar do domingo dia 28 de dezembro sobre a doutrina da predestinação e outras doutrinas. Mais tarde publicarei estudos sobre outras doutrinas que estou escrevendo principalmente a da reencarnação da qual eu participei ativamente há algum tempo, mas hoje graças a Deus já não compactuo mais.

O que a doutrina diz:

“Segundo a teoria da predestinação de Calvino, mesmo antes de nascermos, todos nós temos nosso destino traçado e não há nada que possamos fazer em relação a isso”. Calvino apoiou-se na frase de Paulo: “pela fé sereis salvos”, retomada por Martinho Lutero.

 – Segundo essa doutrina calvinista, quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atrativo do Espírito Santo. Para os calvinistas, a predestinação é o “decreto” de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo. Trechos transcritos do site https://br.answers.yahoo.com/question)”

 Estudando a Palavra de Deus no culto no lar me veio a inspiração através do estudo sobre a doutrina da predestinação, quando o Espirito Santo começou a falar comigo que através daquele estudo que eu estava fazendo a doutrina da predestinação caia por terra pois como pode uns nascerem para salvação e outros para perdição se na Palavra de Deus está bem claro que “todo aquele que crer ou invocar o nome do Senhor será salvo”?

Quando fiz o curso de liderança cheguei a estudar sobre a doutrina de Calvin, mas não dei muita importância, mas hoje quando fazia o culto no lar algo mexeu muito comigo durante o estudo da Palavra de Deus, momento em que veio a mim o seguinte: A doutrina da predestinação cai por terra quando eu encontro na Palavra de Deus uma passagem que diz que Todo aquele que nele crê será salvo, por este motivo todos tem oportunidade da salvação e não existe ai por dizer que uns nascem para salvação e outros para perdição. Pesquisando mais na Palavra de Deus o Espirito Santo foi revelando ainda mais algumas passagens que dizem respeito ao assunto.

A meu ver uma das principais passagens bíblicas que joga por terra essa doutrina calvinista é o evangelho de João no capítulo 3, versículo 16, onde se lê que todo aquele que nEle crê será salvo e não aquele predestinado. Aqui o apóstolo não definiu uma raça, cor, doutrina, crença ou religião, ou povo, mas todo aquele.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João – Capítulo 3 verso 16

Os evangelhos estão recheados de passagens onde o Espirito Santo inspirou nossos Apóstolos com assuntos através dos quais algumas dúvidas a respeito da salvação do homem ficam bem claras como ocorrerá. Não há necessidade de ficarmos preocupados se realmente nascemos para salvação ou perdição, mas que se estivermos no caminho traçado por Jesus para os seus entraremos na porta estreita que nos leva a salvação, mas aqueles que escolherem a porta larga estão escolhendo a perdição e com isto concluímos que a salvação é uma escolha de cada individuo e não uma predestinação.

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos – Capítulo 2 verso 21
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus Capítulo 24 verso 13

E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus Capítulo 10 verso 22

Calvino se baseava na epístola de Paulo aos Romanos de que pela fé sereis salvo, mas ele não olhou as outras passagens que Paulo escreveu, principalmente no capítulo 10, versículo 11 e 13, de que todo aquele que crer em Jesus e invocar o Seu nome será salvo. Ele se esqueceu de prestar atenção na frase quando diz “todo aquele”. Este é um dos erros que devemos tomar cuidado quando vamos estudar a Palavra de Deus a interpretação, pois uma palavra mal interpretada derruba todo nosso estudo e nos coloca com pensamentos diferentes a respeito do que o Espirito Santo queria nos dizer naquele momento. Eu mesmo digo, que quando era espírita cansei de interpretar errada a passagem onde Jesus dizia a Nicodemos que para ele ver o reino de Deus teria que nascer novamente, mas graças a Deus hoje já entendo de forma diferente, após fazer alguns estudos e buscar junto a outras pessoas que me ajudaram muito ao entendimento de que a reencarnação não existe.

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos – Capítulo 10 verso 11

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos – Capítulo 10 verso 13

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos – Capítulo 16 verso 31

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João – Capítulo 3 verso 15

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:26

A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43

Eu ainda não havia escrito ou estudado sobre este assunto, mas agora o faço e estou gostando, pois fico satisfeito quando encontro embasamento dentro da Palavra de Deus sobre algum assunto que eu não conseguia entender direito ou ainda não havia atinado para ele. Hoje graças a Deus consegui entender um pouco e estou conseguindo esgotar um pouco do assunto, mas sei que muitas coisas ainda têm que estudar para clarear mais ainda este assunto, mas dei o primeiro passo. Arremato o estudo com a passagem do livro do Profeta Joel que diz:

E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. Joel – Capítulo 2 verso 32


Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FILHOS DO AMOR OU DA PERDIÇÃO!

Vivemos momentos difíceis hoje em nosso País aonde a corrupção chegou há um ponto que muitas vezes nem acreditamos em mais nada e ninguém...