quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O LAR CRISTÃO

Nos tempos atuais a união entre marido e mulher começou a ser banalizada, ou seja, muitas uniões que antes eram para a vida toda hoje estão sendo interrompidas em pouco tempo. Esses rompimentos ou separações tem influenciado e muito na vida familiar trazendo grandes prejuízos para os filhos causando grandes feridas e prejudicando muitas vezes na formação do caráter das crianças, pois geralmente muitas separações são feitas de forma agressivas entre os cônjuges e os filhos geralmente presenciam as agressões e até mortes.

Muitas vezes os mais prejudicados em toda separação são os filhos que além de presenciarem todo o ritual de brigas constantes e agressões acabam ficando com grandes feridas na alma o que os levam a partirem por outros caminhos muitas vezes sem volta como drogas, crimes, etc.

Quando o lar é cristão e a Palavra de Deus está implantada ali no seio da família, fica muito mais fácil de lhe dar com os problemas que surgirem que são resolvidos de forma mais racional e de acordo com o que Deus quer para cada um de nós, dentro dos mandamentos de Deus.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios - Capítulo 6 versos de 1 a 4

Com a evolução dos tempos, hoje os pais saem para o trabalho e os filhos estão indo para as escolas cada vez mais cedo, com isto a educação infantil fica nas mãos de outras pessoas e não dos pais diretamente, que muitas vezes dizem que não tem tempo e quando os pais vão aplicar correção em seus filhos estes não aceitam pois não sentem em seus pais pessoas capazes de corrigi-los porque não tem tempo para eles, isto os tornam cada vez mais arredios. Mas os pais mesmo buscando o trabalho devem mostrar aos seus filhos a sua autoridade, impondo a eles com amor e respeito como devemos nos portar diante das dificuldades, e buscar sempre que possível mostrar para os filhos a existência da Palavra de Deus, e o que Ele quer para cada um de nós. O amor dEle como Pai para cada um de nós e as consequências para quem não anda nos seus caminhos, não com terror, pois Deus não é terror e sim amor.

Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Provérbios 3 verso 11

Quando levamos a Palavra de Deus aos filhos levamos também educação, pois Jesus mesmo disse que honrava o Pai que o havia enviado e que nós deveríamos honrá-lo também passando aos pequeninos a Sua Palavra como forma de educá-los e formar o seu caráter. É na primeira idade que se começa a formar o caráter da criança e até os sete anos temos por obrigação de passar para eles boas formas de conduta para que eles possam se conduzirem na sociedade.

Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. João – Capítulo 5 verso 23

Um dos dez mandamentos do Senhor Deus é que devemos honrar pai e mãe e muitas vezes encontramos filhos descumprindo esse mandamento por que lá atrás na sua infância não tiveram uma educação a contento para que hoje respeitassem seus pais e muitas vezes vemos os pais se perguntando onde foi que errei? Esse momento pode ser crucial pois será tarde demais, pois o filho estará diante de uma dificuldade que não conseguirá sair e muitas lágrimas cairão por terra. O temor a Deus não significa ter medo de Deus mas cumprir as ordenanças que Ele estabeleceu para o seu povo, se não cumpriremos as leis do maligno, pois existem duas forças agindo no universo o bem e o mal e a escolha é livre para cada um mas quando formamos um bom caráter numa criança ela saberá escolher muito bem o caminho a seguir e não sofrerá com isto. Saberá respeitar as pessoas e também as leis tanto dos homens quanto de Deus.

Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro – Capítulo 2 verso 17

Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico – Capítulo 19 verso 32

Enfim nestes dias já vimos filhos matarem pais e pais matarem filhos e isto está escrito lá no livro de Marcos, não devemos ficar estarrecidos é a Palavra de Deus se cumprindo e os fins dos tempos chegando. Crianças cada vez mais envolvidas com coisas ilícitas sendo usadas por jovens que as arrebanham pois sabem que a lei com as crianças são mais brandas e muitas vezes assumem as consequências no lugar dos adultos nos delitos acontecidos. Isto é uma minoria pois ainda existe muito jovem que respeita seus pais e os horam, têm um bom caráter. Os princípios cristãos devem sempre ser empregados dentro dos lares nos cultos nos lares, nas reuniões familiares, nas conversas entre pais e filhos pois ai está uma forma de ajudar na formação de caráter dos filhos e a ter um bom e harmonioso ambiente familiar.

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. Marcos – Capítulo 13 verso 12

Transcrições BíblicasAlmeida Corrigida e Revisada FielBíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário