terça-feira, 2 de abril de 2013

JÁ ESTAMOS PRÓXIMO DO FIM?


Fazendo um estudo sobre a Palavra de Deus, cheguei num ponto que me chamou muito a minha atenção a respeito do fim. Quando comecei a buscar na Palavra de Deus a respeito, logo no livro de Mateus encontrei a passagem a seguir que nos dá um pouco de resposta sobre o fim e o que acontecerá.

Tenho certeza que muitos não acreditam que isto irá acontecer, mas eu creio e tenho fé nas promessas de Deus e essa é uma delas trazida por Jesus para nós.
E, estando assentado no monte das oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: acautelai-vos, que ninguém vos engane;
porque muitos virão em meu nome, dizendo: eu sou o cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 
Mateus – Capítulo 24 versos de 3 a 13

Jesus advertiu aos apóstolos que alguns fenômenos iriam ocorrer e que o princípio das dores estaria chegando, dores como a de um parto que aos nove meses chega devagar e vai aumentando gradativamente. Jesus mostrou também que no final alguns fenômenos da natureza iriam ocorrer, pois em Mateus 24, versos 32 e 33 Ele cita a figueira que se transforma para a chegada do verão.

Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 
Mateus – Capítulo 24 versos 32 e 33

Existem algumas passagens bíblicas onde estão implícitos alguns fatos que ocorrerão e que marcarão a proximidade da volta de Jesus. Então vejamos:

Falsos cristos e Falsos profetas

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus – Capítulo  24 verso 24

Falso reavivamento espiritual

E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 
Apocalipse – Capítulo 13 versos 13 e 14

O evangelho pregado aos quatro cantos da terra

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus – Capítulo 24 verso 14

As guerras e a corrupção humana

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 
Mateus – Capítulo 24 versos 6 e 7

Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. 
Tiago  Capítulo 5 versos de 1 a 4

Fenômenos da natureza

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mateus – Capítulo 24 verso 7

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Mateus – Capítulo 24 verso 29

E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Lucas – Capítulo 21 verso 11

Corrupção da sociedade

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 
2 Timóteo – Capítulo  3 versos de 1 a 4


Após todas essas advertências de Jesus, Ele no final, através de Timóteo nos adverte que nós deveríamos nos afastar dessas pessoas, ou seja, não compactuar com esses erros e trabalhar diuturnamente para nos mantermos fieis aos preceitos espirituais traçados por Ele, mesmo sabendo que iríamos ser perseguidos, achincalhados por sua causa, pois aquele que perseverar até o fim, esse será salvo, e isto é uma promessa que irá se cumprir na vida do Cristão.  Que não nos preocupássemos, mas que estivéssemos atentos, pois o dia da Sua vinda somente o Pai sabe.

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 
Apocalipse – Capítulo 22 verso 12

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo – Capítulo 3 verso 5

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus – Capítulo 24 verso 13

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus – Capítulo  24 verso 36

Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOMENTOS DE ANGUSTIA E AFASTAMENTO DE DEUS

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pe...