segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMO EU USO A PALAVRA ADORO OU ADORAR?


Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 
Êxodo – Capítulo 20 versos de 1 a 6

                        Deus quando tirou o povo de Israel da casa da servidão/escravidão, no Egito Ele deixou várias advertências para que eles não o desobedecem, pois o povo estava pagando por um pecado, o da desobediência, como o de Adão e Eva lá no paraíso e Deus desejava conseguir salvar todo aquele povo e levá-los para um lugar bom, agradável e trazer a libertação para todos. Mas como já vimos não foi assim que aconteceu. No livro de Êxodo no capítulo 20, Deus através de Moisés escreveu ao povo os seus mandamentos, que não mudou e jamais mudará, é para todo o sempre.

                        No primeiro mandamento, Deus pede ao povo que o ame de todo coração e não se dobrem perante outros deuses. É uma advertência, pois mesmo assim o povo continuava a desobedecê-lo. No livro de Deuteronômio, ou seja, Deus repete tudo que já havia dito ao povo nos livros de Êxodo, Levítico e Números, Ele adverte novamente a respeito da desobediência.

Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa. 
Deuteronômio – Capítulo 18 versos de 9 a 14

Por isto, meus amados que a palavra “adorar, adoro” só pode ser dita para Deus. Quando falo, como muitas pessoas eu adoro minha casa, adoro meu carro, etc, estou desobedecendo a Deus e colocando as coisas matérias ou a criatura acima do Criador do Universo. Temos que tomar muito cuidado em proferir as palavras adoro ou adorar.

E hoje como anda o povo de Deus?  A meu ver em desobediência total, pois o que mais se vê são pessoas dizendo, adoro meu filho, adoro meu carro, adoro essa comida, etc. e quando você se refere a uma coisa ou ser com a palavra adoro, você está invertendo os papeis, adorando a criatura ao Criador. As advertências de Deus continuam até os nossos dias e transcrevo algumas passagens onde Deus nos adverte a esse respeito, o da desobediência. O ser humano hoje tem vários ídolos e os estão adorando.

Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura - Isaías – Capítulo 42 verso 8

Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis – Romanos – Capítulo 1 verso 23

Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Jonas – Capítulo 2 verso 8

Até hoje não aprendemos a adorar o Criador. Muitas vezes preferimos às coisas da terra as coisas espirituais, assim como aconteceu com Eva no paraíso que preferiu o mundo quando desobedeceu a Deus do que permanecer no paraíso vivendo ao lado de Deus o mesmo aconteceu com Adão que preferiu confiar na sua mulher a acatar aos mandamentos deixados pelo Criador, foi uma escolha que condenou todo o ser humano.

Desde a saída do homem do paraíso e do povo de Israel da escravidão no Egito a humanidade vem sofrendo as conseqüências da desobediência total a Deus.

Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente – Romanos – Capítulo 1 verso 25
O homem tem muitos ídolos na terra e esquece-se do primeiro mandamento de Deus, onde o Criador do Universo nos adverte sobre as conseqüências dessa desobediência. Sei que não é fácil viver neste mundo, mas a nossa jornada só terá um bom final se realmente andarmos nos caminhos traçados por Deus para cada um de nós, pois seremos julgados individualmente e prestaremos conta do que fizermos e do que deixamos de fazer. Por este motivo temos que a todo instante perguntar a Deus através de nossas orações se o que estamos fazendo é o certo ou o errado e como devemos proceder para melhorar cada vez mais.

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 
Salmos 115 – versos 4 a 8
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás - Mateus – Capítulo 4 verso 10

Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário