terça-feira, 21 de dezembro de 2021

QUAL O VERDADEIRO SENDITO DO NATAL

 


“Algumas fontes ensinam que o dia 25 de dezembro foi escolhido para cristianizar uma festa pagã. 
Antes do advento cristão, a festa do sol vencedor era celebrada no solstício de inverno do hemisfério norte.

Era o Dies Natalis Solis Invicti, e alguns povos celebravam a vitória do sol sobre o gelo e as trevas.”  (https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/sentido-do-natal)

O cristão deve comemorar o Natal? Nos dias atuais a meu ver não deve porque não existe o sentido real que seria parar tudo e refletir sobre a benção de Deus que enviou seu filho Emanuel o Salvador para libertar o Seu Povo da escravidão do pecado, mas pergunte a uma criança qual o sentido real do Natal e ela lhe dirá que é o dia em que o  papai Noel que irá trazer presentes. Os pais não ensinam mais a seus filhos o porquê desta comemoração, que não seria apenas troca de presentes, mas o dia em que Jesus nasceu para tirar o homem da escravidão do erro e do pecado.

Por isto ainda continuamos presos e cativos nos nossos pecados, pois o verdadeiro sentido do Natal ficou no esquecimento e sem o real sentido ela se torna uma festa pagã. Muitos falam que não tem nada a ver, mas tem sim, pois é um dia para reflexão de como foi todo o ano que passamos, se fomos bons, se conseguimos fazer alguma mudança em nosso ser ou não e o que precisamos melhorar. Claro que Jesus nasce a todo instante que colocamos seus ensinamentos em prática, não apenas em dezembro e os pais deveriam ensinar seus filhos o real sentido do Natal.

Não existe uma data certa a respeito do nascimento de Jesus Cristo. A Bíblia não cita o dia do seu nascimento, mas alguns teólogos afirmam que foi em meados de outubro, mas o dia ninguém sabe. O importante foi que criaram essa data para que o homem pudesse lembrar sempre de que Jesus nasceu e trouxe uma boa nova para que cada um de nós pudesse aproveitar esse momento e fazer uma reflexão da nossa vida e implementar mudanças no nosso ser para que possamos viver melhor neste mundo tenebroso onde o mal impera nos corações humanos. 

Passaram-se os tempos e o que era para ser um momento de mudanças passou a ser um momento de comercialização, bebedeira e comilança. O verdadeiro sentido ficou para trás e o homem entrou num turbilhão de ignorância, arrogância, egoísmo, insensatez e maldade. A verdadeira mudança que cada um tinha que fazer foi abandonada e com isto o sentido do Natal foi jogado fora. 

O nascimento de Jesus Cristo tem que ocorrer a todo instante nos corações, para que possamos ter um mundo melhor, respeitando seu semelhante, ajudando aquele que tem fome, agasalhando aquele que sente frio e levando paz aos corações. Jesus não trocou presentes, Ele foi o presente dado por Deus para a humanidade para que de alguma forma o ser humano pudesse ser mais racional. 

Ainda vivemos dias de muita barbárie, homicídios, assaltos, roubos, violência em todos os lugares. Homens possessos achando que são donos das mulheres matam por nada, o ser humano ainda tira a vida de outro ser humano, por nada. Pergunto onde está o verdadeiro sentido do Natal? Devemos refletir também que somos sobreviventes de uma grande epidemia que dizimou milhões de vidas em todo o mundo e no nosso País foram aproximadamente 700 mil vidas. Muitos estarão chorando seus entes queridos que partiram na epidemia e muitos ainda irão, então amados é o momento de reflexão, pois a vida é muito curta, e muitas vezes vivemos num mundo egoísta e ruim que só damos conta da nossa vida e não estamos nem aí para nosso semelhante. Vivemos num mundo onde não se pode confiar em ninguém, com pessoas que só querem tirar vantagens sobre seu semelhante. Temos que acordar pois vem a hora e já chegou e Jesus está nos esperando de braços abertos em seu trono, mas somente aquele que carrega a coroa da vitória estará com Ele.

 E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. João – Capítulo 12 verso 23

 

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário