quinta-feira, 8 de março de 2018

O CARÁTER DOS HOMENS E O PECADO

Vivemos momentos de incertezas e de muitas angústias no nosso Brasil e também pelo mundo afora, momentos estes causados pela cobiça desmedida do homem que não vê no seu semelhante um irmão, mas um estranho ou um desconhecido. Para nós cristãos o entendimento em que a Palavra de Deus nos revela é que fomos todos criados por Deus simples e ignorantes para juntos aprendermos, crescer tanto materialmente e moralmente e que tudo isto nos leva a conclusão que somos todos filhos de Deus e por isto irmãos.

Quando começamos nossa jornada como ser pensante, a obrigação de nossos pais é de ajudar na formação do nosso caráter, passando para nós através do exemplo boas maneiras e moral. Porque então muitos desviam-se deste caminho e vão para o mal? Sabemos que o mal desse século é o pecado e como vemos hoje ele está muito aparente no seio da sociedade. No início de tudo como relata a Palavra de Deus por um homem entrou o pecado no mundo, mas pela misericórdia de Deus, Ele enviou seu filho Jesus para morrer por nós, ou seja, em nosso lugar para que o pecado saísse do mundo e nós pudéssemos ter acesso novamente ao trono de Deus, pois estávamos condenados a morte eterna.

O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Gálatas - Capítulo 1 verso 4

Muitos estão trocando essa oportunidade que nos foi dada por Deus pelo pecado e vivendo a vida na terra como se não existisse uma nova vida para nós na eternidade. Mas nós os cristãos que aceitamos o projeto de salvação dado por Deus não queremos nos envolver e preferimos as coisas celestiais do que as coisas da terra. Temos que viver aquela máxima que o que ligamos na terra estará ligado no céu e o que desligarmos na terra será desligado no céu. Então meus irmãos temos que nos afastar das coisas do mundo, pois o salário do pecado é a morte e nós não queremos a morte eterna e sim a vida eterna.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel de século em século. Amém e Amém. Salmos 41 verso 13

Você já deve ter ouvido alguém chamar uma outra pessoa de mau caráter. Já deve até mesmo ter considerado alguém como bom ou mau caráter. Mas afinal, o que é caráter? Como ele se forma?

Caráter: Conjunto de traços morais, psicológicos etc., que distinguem um indivíduo, grupo ou povo; índole; temperamento; qualidade; firmeza de atitudes.
Mau caráter: quem demonstra maldade ou qualidades negativas de caráter; pessoa sem escrúpulo; que engana as pessoas sem o menor constrangimento; desvio de caráter (para o mal); diz-se daquele ou daquela que age sem decência, sem pudor, sem sensibilidade humana.
http://www.psiconlinews.com/2015/10/formacao-do-carater.html


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João – Capítulo 8 verso 34

Na Palavra de Deus existem muitos homens que provaram que realmente tinham caráter e que eram fieis a Deus, horando seus ensinamentos e mantendo-se impecáveis perante sua conduta moral e espiritual. Homens valorosos de caráter invejável, honestos, conduta ilibada que não se desviaram nem para a direita nem para a esquerda e esse exemplo serve para todos nós, pois o reino dos céus é conquistado diariamente passo a passo e somente aqueles que chegarem ao final de sua jornada com as vestes nupciais é que estarão aptos a entrar no reino de Deus, como está na parábola das bodas, (ver capítulo 22 de Mateus – Parábola das bodas).

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal”. Jó – Capítulo 1 verso 1

“Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. Gênesis – Capítulo 6 verso 9

O caráter Divino se resume assim:
1 – Íntegro e reto – relacionamento com o semelhante;
2 – Temente a Deus – relacionamento com Deus; e
3 – Desviava-se do mal – relacionamento de si com o mundo.
Quem viver dentro desses parâmetros, sobreviverá neste mundo e alcançará a vida eterna.
                    Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário