domingo, 23 de abril de 2017

AS IGREJAS E AS HERESÍAS – MOMENTO DE APOSTASIA DA FÉ

A Igreja Católica passou por momentos muitos difíceis durante a idade média, onde foi criado o Vaticano e para que isto acontecesse os Papas usaram de vários meios para conseguir dinheiro para construção do Vaticano.

As indulgências foi um dos meios usados para se conseguir dinheiro o que levou com isto o afastamento de Martinho Lutero da igreja católica, dando início à criação da igreja renovada.

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.

Durante o pontificado do Papa Leão X nos anos de 1513 a 1521, a venda de indulgências atingiu o seu auge, veja a seguir.

“Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge.
Seque aqui, uma lista, isso mesmo, uma lista com alguns dos perdões previstos e seus respectivos valores ou pagamentos.
1. O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com freiras, primas, sobrinhas, afilhadas ou, enfim, com outra mulher qualquer, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o Eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 libras e 15 soldos. Mas tiver cometido pecado contra a natureza com crianças ou animais, e não com uma mulher, pagará apenas 131 libras e 15 soldos.
3. O Sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A Religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente, dentro ou fora do convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para cada pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo.
7. A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo e ser dispensada para continuar com a relação ilícita pagará ao Papa 87 libras e e 3 soldos. Em um caso análogo, o marido pagará o mesmo montante; se tiverem cometido incesto com o próprio filho, acrescentar-se-ão 6 libras pela consciência.
8. A absolvição e a certeza de não ser perseguido por crime de roubo, furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará 15 libras, 4 soldos e 3 denários.
10. Se o assassino tiver matado dois ou mais homens em um único dia, pagará como se tivesse assassinado um só.
A lista da “safadeza” é longa, segue com pelos menos 35 condições de pagamento.
Para ler mais, consultar: O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO – Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus.
Autores: Jacopo Fo., Sergio Tomat e Laura Malucelli”

Mas hoje a igreja católica conta com um Papa muito inteligente que vem tentando a todo custo mudar a imagem da igreja católica, inclusive sobre os padres que abusaram de muitas crianças em um período passado e até recente.

Na atualidade a maioria das igrejas, tanto católica como renovadas estão passando por momentos difíceis, uma vez que a implantação da doutrina da prosperidade vem induzindo aos membros das diversas denominações a fazer barganha com Deus, o que não existe embasamento bíblico para isto. Muitos tem se levantado contra essa prática, mas é impossível desfazer esse, vamos dizer assim, câncer, que entrou nas igrejas e vem deturpando o culto e o modo de congregar dos cristãos.

Hoje não se tem indulgências, mas tem vendas de livros e CDs, tem campanha para isto e para aquilo, correntes, lenços ungidos, canetas ungidas, rosas ungidas, vassoura para varrer os pecados, muitos cristãos enveredaram para a política e se corromperam, é meus amados isto mesmo, enfim, a coisa está cada vez mais difícil, só mesmo com a volta de Jesus para que isto acabe, pois o que Ele fez quando entrou no templo e encontrou o comércio?

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Mateus – Capítulo 21 verso 12

Não queremos aqui deturpar nenhuma igreja, mas fazer um alerta aos verdadeiros cristãos para que abram seus olhos e não se deixem levar por nenhuma dessas coisas e realmente continuem a meditar na Palavra de Deus, não se afastem de modo algum do Evangelho e continuem na caminhada. Sejam como povo de Berea e busquem na Palavra de Deus onde está embasada a Palavra que o outro está pregando para não incair em erro e com isto perder a sua salvação.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos – Capítulo 17 verso 11

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online



2 comentários:

  1. Não temos que procurar Deus e a salvação em igrejas, que são entidades criadas por homens. Aquilo que procuramos está em nós, colocado por Deus antes de virmos a nossa vida. Se olharmos pra dentro o espírito santo estará lá pra nós orientar. De outro modo a prova de nossa fé está em nossos atos do dia a dia. De nada adianta rezarmos, darmos esmolas, visitar os doentes, se a nossa vida não traduz o que o espírito santo nos orienta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu comentário. Concordo com você realmente, não adianta de nada estarmos enfiado dentro de uma igreja se nossa vida pessoal está totalmente errada. Muitas vezes estamos na igreja, mas dentro da nossa casa somos verdadeiros tiranos domésticos e são sabemos viver com nossa família. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir