Pular para o conteúdo principal

AS IGREJAS E AS HERESÍAS – MOMENTO DE APOSTASIA DA FÉ

A Igreja Católica passou por momentos muitos difíceis durante a idade média, onde foi criado o Vaticano e para que isto acontecesse os Papas usaram de vários meios para conseguir dinheiro para construção do Vaticano.

As indulgências foi um dos meios usados para se conseguir dinheiro o que levou com isto o afastamento de Martinho Lutero da igreja católica, dando início à criação da igreja renovada.

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.

Durante o pontificado do Papa Leão X nos anos de 1513 a 1521, a venda de indulgências atingiu o seu auge, veja a seguir.

“Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge.
Seque aqui, uma lista, isso mesmo, uma lista com alguns dos perdões previstos e seus respectivos valores ou pagamentos.
1. O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com freiras, primas, sobrinhas, afilhadas ou, enfim, com outra mulher qualquer, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o Eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 libras e 15 soldos. Mas tiver cometido pecado contra a natureza com crianças ou animais, e não com uma mulher, pagará apenas 131 libras e 15 soldos.
3. O Sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A Religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente, dentro ou fora do convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para cada pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo.
7. A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo e ser dispensada para continuar com a relação ilícita pagará ao Papa 87 libras e e 3 soldos. Em um caso análogo, o marido pagará o mesmo montante; se tiverem cometido incesto com o próprio filho, acrescentar-se-ão 6 libras pela consciência.
8. A absolvição e a certeza de não ser perseguido por crime de roubo, furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará 15 libras, 4 soldos e 3 denários.
10. Se o assassino tiver matado dois ou mais homens em um único dia, pagará como se tivesse assassinado um só.
A lista da “safadeza” é longa, segue com pelos menos 35 condições de pagamento.
Para ler mais, consultar: O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO – Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus.
Autores: Jacopo Fo., Sergio Tomat e Laura Malucelli”

Mas hoje a igreja católica conta com um Papa muito inteligente que vem tentando a todo custo mudar a imagem da igreja católica, inclusive sobre os padres que abusaram de muitas crianças em um período passado e até recente.

Na atualidade a maioria das igrejas, tanto católica como renovadas estão passando por momentos difíceis, uma vez que a implantação da doutrina da prosperidade vem induzindo aos membros das diversas denominações a fazer barganha com Deus, o que não existe embasamento bíblico para isto. Muitos tem se levantado contra essa prática, mas é impossível desfazer esse, vamos dizer assim, câncer, que entrou nas igrejas e vem deturpando o culto e o modo de congregar dos cristãos.

Hoje não se tem indulgências, mas tem vendas de livros e CDs, tem campanha para isto e para aquilo, correntes, lenços ungidos, canetas ungidas, rosas ungidas, vassoura para varrer os pecados, muitos cristãos enveredaram para a política e se corromperam, é meus amados isto mesmo, enfim, a coisa está cada vez mais difícil, só mesmo com a volta de Jesus para que isto acabe, pois o que Ele fez quando entrou no templo e encontrou o comércio?

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Mateus – Capítulo 21 verso 12

Não queremos aqui deturpar nenhuma igreja, mas fazer um alerta aos verdadeiros cristãos para que abram seus olhos e não se deixem levar por nenhuma dessas coisas e realmente continuem a meditar na Palavra de Deus, não se afastem de modo algum do Evangelho e continuem na caminhada. Sejam como povo de Berea e busquem na Palavra de Deus onde está embasada a Palavra que o outro está pregando para não incair em erro e com isto perder a sua salvação.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos – Capítulo 17 verso 11

Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online



Comentários

  1. Não temos que procurar Deus e a salvação em igrejas, que são entidades criadas por homens. Aquilo que procuramos está em nós, colocado por Deus antes de virmos a nossa vida. Se olharmos pra dentro o espírito santo estará lá pra nós orientar. De outro modo a prova de nossa fé está em nossos atos do dia a dia. De nada adianta rezarmos, darmos esmolas, visitar os doentes, se a nossa vida não traduz o que o espírito santo nos orienta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu comentário. Concordo com você realmente, não adianta de nada estarmos enfiado dentro de uma igreja se nossa vida pessoal está totalmente errada. Muitas vezes estamos na igreja, mas dentro da nossa casa somos verdadeiros tiranos domésticos e são sabemos viver com nossa família. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 23 DE DAVI

Vamos fazer um estudo detalhado do Salmo 23. Esse Salmo foi escrito pelo Rei Davi e como consta na Palavra de Deus (Bíblia), Edição de Estudos Almeida, ele faz parte dos Cânticos de Confiança, ou seja, quando Davi foi inspirado por Deus para escrever esse Salmo ele sentia tanta confiança em Deus que tentou expressar tudo que sentia naquele momento.
Quanto ele diz: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Davi alegava que ele tinha plena confiaça que tudo aquilo que ele pedisse a Deus o Pai lhe daria, pois quem serve a Deus jamais será desamparado. Onde Davi buscou essa confiança? No estudo da palavra pois essa foi uma das ordens de Deus para seu povo, medite na palavra de dia e de noite e eu serei contigo.
No verso seguinte: Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Davi deixa transparecer que quem andar debaixo da cobertura espiritual de Deus jamais passara por aflições e ele confiava plenamente naquilo que estava falando.
Davi sabia também que a presença d…

PORQUE AS COISAS SÃO TÃO DIFÍCEIS?

Deus quando criou o homem, o criou a sua imagem e semelhança, e colocou nele o sopro da vida que é nada mais nada menos que o fôlego divino, só que nós quando caminhamos pela terra encontramos muitas coisas que nos deviam do sentido real para que fomos criados para adorar a Deus, assim como aconteceu com Adão e Eva.
Um dia quando Deus veio ao Jardim do Éden já na parte da tarde para bater um papo com Adão viu que as coisas estavam todas erradas, pois Adão preferiu usar o seu livre-arbítrio e desobedeceu a Deus.
Não ocorre a mesma coisa conosco nos dias atuais, pois muitas vezes preferimos usar o nosso livre-arbítrio e incorrer no pecado do que obedecer a Deus naquilo que Ele tem de melhor para nós, pois na maioria das vezes preferimos a criatura que o Criador. Mas Deus jamais nos abandona como ocorria com o povo de Israel quando saiu da escravidão do Egito, sempre incorrendo em pecados e erros, mas Deus sempre vinha em socorro deles quando necessitavam.
Sei como é difícil entender todas …

DERRUBANDO AS MURALHAS DE SUA VIDA

Muitas vezes muralhas são erguidas na nossa vida que não sabemos como iremos derrubá-las e vencer as dificuldades. Josué era um homem que andava segundo os planos de Deus e Deus era com ele, chegando a Jericó conduzindo o povo de Deus, após a saída do Egito, encontraram uma cidade fortificada e com uma grande muralha que aos olhos dos homens era difícil de romper ou derrubar, Jericó.
Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.  Josué – Capítulo 6 versos de 1 a 4
Quantos de nós muitas vezes achamos que as muralhas das nossas vidas serão impossíveis de serem derrubadas…