sexta-feira, 5 de junho de 2015

O PORQUÊ DAS NOSSAS TRIBULAÇÕES?

Passamos por tribulações e muitas vezes não entendemos e não sabemos os motivos por que estamos passando por dificuldades. Na Palavra de Deus existem várias passagens onde Deus chama nossa atenção dizendo que iriamos ser provados ao longo da nossa jornada como forma de mostrar nossa fidelidade a Ele ou então provar nossa fé, não foi o que Deus fez com Jó, quando provou a fidelidade dele e sua fé?

Pedro deixou isto bem claro em suas pregações quando disse que diante das tentações nossa fé seria provada e que ela é muito mais preciosa do que o ouro que perece diante do fogo.

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro – Capítulo 1 versos 6 e 7

O Apóstolo Paulo quando escreveu sua carta aos Hebreus deixou bem claro que seriamos humilhados e passaríamos por aflições, seriamos insultados, passaríamos por tribulações, seriamos roubados, mas de uma coisa deveríamos saber que mesmo diante de todas estas coisas o melhor estaria guardado para nós, um céu, pois Jesus rasgou o véu que nos separava do amor de Deus, com sua morte lá na cruz e hoje temos a oportunidade de entrar nos portões do céu e ser recebidos pelos anjos de Deus que nos aguardam de braços abertos, mas para isto, temos que ter Jesus como nosso único Senhor e Salvador.

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Hebreus – Capítulo 10 versos 32 a 34

Como nossa fé é provada?

- Como está no capítulo 1 do livro de Jó, onde Deus permitiu a satanás que tocasse em tudo que Jó tinha inclusive seus filhos e filhas que foram todos mortos e Jó perdeu tudo que tinha passando de um homem rico e poderoso na terra de Uz para um homem pobre e sem nada ainda cheio de pragas. Mas Jó resistiu até o fim e provou sua fé a Deus recebendo de volta tudo que tinha e sete vezes mais.

- José quando trabalhava na casa de Potifar depois de ser comprado como escravo foi tentado pela mulher de seu senhor a se deitar com ela, onde o mesmo se negou, mas ela o acusou e José foi levado à prisão perdendo toda a regalia que havia adquirido na residência de Potifar, mas o Senhor Deus era com José e na prisão José conseguiu conquistar novamente suas regalias, conquistando o carcereiro, passando de preso a tomador de conta de todos os presos – Genesis capítulo 39, versos de 7 a 23.

- Daniel por orar a Deus e por inveja foi lançado na cova dos leões, mas Deus estava com ele, e Daniel foi preservado. Daniel capítulo 6 versos 1 a 28; ou como disse o Apóstolo Paulo:

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios – Capítulo 12 verso 7

Por que Deus prova nossa fé?

A vontade de Deus prevalece sobre a nossa vontade, e muitas vezes nós queremos que isto seja ao contrário, mas Deus prova nossa fé para que Ele possa distribuir a cada um conforme o merecimento que cada cristão está tendo diante dos preceitos deixados por Ele em sua Palavra. Muitos querem que Deus lhes dê alguma coisa, mas geralmente não fazem por onde conseguir o merecimento do que está querendo ou necessitando e quando não conseguem começam a murmurar e muitas vezes até falar que Deus é injusto.  Muitos falam que não entendem como pode um ímpio ter mais que um cristão que está nos caminhos do Senhor. Uma coisa digo que o reino de Deus é muito mais difícil de ser conquistado do que as coisas da terra que geralmente são dadas por aquele que já está declaradamente vencido e nós sabemos quem ele é.

Os versículos abaixo foram lançados para arrematar o estudo em questão e esclarece bem quanto Deus provar nossa fé, principalmente o último quando Deus mandou Abraão levar seu filho Isaque ao monte e oferecê-lo em sacrifício, imagine o quanto Abraão não sofreu no seu caminho até a chegada ao monte para cumprir o que Deus lhe determinou, mas ele cumpriu e provou sua fé e no momento final Deus era com ele não deixando que Abraão sacrificasse Isaque. Assim Deus prova nossa fé. Devemos ficar atentos, pois a qualquer momento podemos ser testados quanto a nossa fidelidade e não podemos falhar .

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias – Capítulo 17 verso 10

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Salmos 139 verso 23

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro – Capítulo 1 versos 7

O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações. Provérbios Capítulo 17 verso 3

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Gênesis – Capítulo 22 verso 12



Transcrições Bíblicas – Almeida Corrigida e Revisada Fiel – Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário