sábado, 19 de outubro de 2013

O HOMEM E A SEMENTE!

Não é por acaso que voltamos várias vezes em algumas passagens bíblicas e, neste final de semana em meu culto no lar estudamos novamente a parábola do Semeador. Interessante é que cada vez que voltamos e estudamos as passagens bíblicas sempre aprendemos mais e interpretamos de uma forma diferente da anterior e é muito gostoso isto, pois notamos o quanto o Espírito Santo está sempre disposto a nos ajudar a compreender mais e mais a Palavra de Deus.


Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus – Capítulo 13, versos de 1 a 9

Vejam só como é bonito este estudo, pois nele notamos que Deus que é o semeador, está sempre disposto a semear sua Palavra em nossos corações que na parábola é comparado ao solo, às rochas, aos espinhos, aos caminhos da vida e ao solo fértil.
Quando estudamos entendemos o quanto muitas vezes as pessoas tentam semear a Palavra de Deus, mas muitas vezes os corações não estão prontos para recebê-la e os pássaros a comem, o sol a queima, os espinhos a sufocam ou as pedras nos nossos corações não deixam com que ela tenha uma boa raiz e floresça. Mas para a gloria do reino de Deus muitas vezes o solo está fértil, ou o coração está aberto para recebê-la e a Palavra de Deus é semeada e floresce.  O próprio Jesus quando proferiu essa parábola disse que muitos não iriam entender o que Ele falava, e o maligno viria e lhe arrebataria o que lhes foi semeado.

Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Isaías – Capítulo 6 verso 9

Ainda hoje vemos muitas pessoas que não dão importância à semente que está sendo plantada nos corações dos homens e por isto estão pagando um preço muito alto para viver neste mundo, onde tem imperado o mal nos corações humanos e coisas ruins estão acontecendo a todo o momento, pois o homem tem se afastado de Deus que é o Semeador.

Devemos abrir nossos corações quando alguém vier falar conosco alguma coisa a respeito do Reino de Deus, pois ai estará à oportunidade do Semeador usando uma pessoa plantar sua semente, e muitas vezes não damos importância e perdemos essa oportunidade de realmente fazer parte da família de Cristo. Lógico que não devemos enfiar a Palavra de Deus goela abaixo nas pessoas, mas que devemos semear sim, isto devemos fazer, pois a partir do momento que recebi a semente devo também frutificar e produzir mais sementes, pois é o mínimo que Deus era de nós.



Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário