sexta-feira, 22 de março de 2013

QUERO CONHECER A DEUS, UMA PREGAÇÃO DE DEUS


Domingo na Igreja, a Palavra de Deus proferida pelo Pastor Cléber Agapito, me tocou fundo ao coração, pois ele foi usado por Deus para levar essa palavra aos que lá estavam em busca de alimento espiritual. Resolvi contar um pouco do que ele pregou para que todos como eu possam se alimentar espiritualmente.  A pregação foi sobre o capítulo 6 verso 3 do livro de Oséias.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias – Capítulo 6 verso 3

Ele discorreu sua pregação em oito tópicos sobre como devemos conhecer a Deus, para que no nosso dia-a-dia possamos estar sempre preparados para os embates que porventura possam advir sobre as nossas vidas.

No primeiro tópico ele falou da nossa confiança em Deus e como devemos fazer para adquirir essa confiança. O povo de Israel que saiu do cativeiro no Egito pagou um preço muito alto pela falta de confiança em Deus e a maioria ficou pelo deserto, chegando a Canaã apenas seus descendentes, inclusive Moisés e Arão seu irmão não entraram na terra prometida por duvidarem de Deus em seus corações.

1º Confiança na Força de Deus

O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. 
Salmos 32 verso 10

Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. Salmos 56 verso 4

e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.  Mateus – Capítulo 28 verso 20b

Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Salmos 27 verso 3

No segundo tópico ele falou da justiça de Deus e como ela funciona nas nossas vidas, que através da confiança em Deus a justiça vem a meu favor, pois quando confio demonstro que estou preparado para ser justo e não querer a vingança e nem duvidar de Deus.

2º Confiança na Justiça de Deus

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto. Salmos 43 verso 1

Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR. Salmos 33 verso 5

No terceiro tópico ele demonstrou que quando andamos nos caminhos de Deus todas as coisas cooperam a nosso favor e Deus tem prazer em nos abençoar por sermos obedientes e buscar sempre a sua justiça e confiança.

3º Seguindo os caminhos de Deus

E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. Êxodo - Capítulo 18 verso 20

E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. 1 Samuel – Capítulo  12 verso 23

O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. 2 Samuel – Capítulo 22 verso 31

O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? Salmos 77 verso 13

Discorrendo o quarto tópico sobre a Direção de Deus, o Pastor nos mostrou nas passagens bíblicas que quando andamos em direção a Deus nada de mal vem sobre nós. Mesmo que andemos pelo vale da sombra da morte mal algum nos afligirá. Na maioria das vezes as nossas provas acontecem no deserto, local aonde as lutas vêm e que depois caminhamos por pastos verdejantes. Que muitas vezes o homem é quem planeja seus caminhos, mas quem o dirige é Deus.

4º Procurando a Direção de Deus

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmos 23 verso 1

E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. Isaías – Capítulo 58 verso 11

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Provérbios - Capítulo 16 verso 9

Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. Lucas – Capítulo 1 verso 79

No quinto tópico foi abordado que após eu buscar a direção de Deus, ter confiança, acreditar na Sua Justiça, andar nos seus caminhos e estar sempre sob a direção de Deus, o Pai terá sempre prazer em estar conosco e nos dar tudo àquilo que Ele tem de promessas para nós.

5º Sentindo o abraço de Deus

Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João – Capítulo 16 verso 15

No sexto tópico foi abordado de como devemos trabalhar para desenvolver a intimidade com Deus. Foram citadas várias passagens onde somos chamados pelo Senhor Deus a trabalhar esse lado espiritual nosso para que possamos estar mais próximo e conseqüentemente íntimos e amigos DEle, pois isto é um desejo DEle para nós.

6º Desenvolvendo a intimidade com Deus

E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 
1 Crônicas – Capítulo 28 verso 9

Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. 
2 Crônicas – Capítulo 15 verso 4

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas – Capítulo 7 verso 14

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago – Capítulo 2 verso 23

Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Salmos 119 verso 10

No sétimo tópico o Pastor Kleber nos chamou a atenção, pois muitas vezes não atentamos para os dons espirituais que vem de Deus para nós. Foi como escrevi na semana passada e um desses dons é a FÉ, pois sem ela nós não acreditamos em nada, mas que esse dom é gratuito e vem de Deus.

7º Deleitando nos dons de Deus

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos – Capítulo 6 verso 23

Após discorrer sobre sete tópicos sobre o conhecer a Deus, ele arrematou com o oitavo nos conclamando a contemplar a Graça de Deus, um dos tópicos principais, pois nós seremos salvos pela Graça de Deus e não pelas obras. Não será riquezas e nem glória que nos levará a Deus, mas só iremos até Deus através da Graça que é um dom gratuito e está à disposição de todos aqueles que tem prazer em andar nos seus caminhos.

8º Contemplando-se a Graça de Deus

E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. 1 Crônicas – Capítulo 29 verso 12

Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. Salmos 145 verso 5

Dentro do meu conhecimento fiquei saciado com a Palavra de Deus apresentada pelo Pastor Kleber, de uma forma simples, mas que matou a nossa sede de conhecer e aprender cada vez mais sobre Deus. Muitas vezes deixamos de ir à igreja e perdemos a oportunidade de Deus falar conosco, pois dentro da nossa pequenez sempre achamos que será a mesma coisa, mas geralmente somos surpreendidos por Deus que fala fundo aos nossos corações. Espero que essa pregação como foi para mim uma benção, seja para vocês também. A paz seja com todos. Amém

Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário