sábado, 28 de julho de 2012

ÁRVORE BOA DARÁ FRUTO RUIM?


Nos nossos tempos de hoje, temos vividos momentos difíceis onde muitas coisas ruins têm sido lançadas aos nossos ouvidos ou mostradas através da televisão, internet, jornais, etc. Antigamente isto demorava mais, pois não tínhamos meios de comunicação como temos hoje, mas o que estamos vendo de notícias ruins acontecia também nos tempos antigos como estamos vendo nos nossos dias.  Mas a palavra de Deus nos chama a atenção para que não nos escandalizemos com tudo isto, mas que estivéssemos preparados para o fim que está por vir, pois tempos difíceis viriam. No livro de João no capítulo 16, versos de 1 a 4 Jesus deixou isto bem claro, como deixo transcrito a seguir.

Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar àquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. João – Capítulo 16 versos de 1 a 4

No livro de Isaias, Deus revelou isto muito bem ao Profeta quando Ele relata como colocou o povo DEle na terra. Veja a seguir:

Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor. Isaías – Capítulo 5 versos de 1 a 7

Deus esperava que o fruto da vinha que Ele plantou fosse bom, mas muitas dessas plantas entraram por outros caminhos e si corromperam e o seu fruto foi mau. Nesse ponto vemos a liberdade de escolha de cada um, pois Deus não interfere na escolha, mas uma coisa Ele deixa claro, que o que plantamos lá na frente teremos que colher, ou seja, a semeadura é livre mas a colheita tem que acontecer.

            Não há necessidade de nos escandalizarmos com tudo e sim de nos prepararmos para que quando chegar à hora da colheita possamos dar bons frutos. Por isso meus amados irmãos, devemos ter um coração limpo, uma mente sã, voltada para Deus. Ele nos adverte para as coisas ruins que fizermos, mais a frente ainda no capítulo 5 do livro do Profeta Isaias.

Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!
Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Isaías – Capítulo 5 versos 11, 18, 20, 21 e 22

São advertências pesadas, que culminam com um final muito ruim para aqueles que escolherem o caminho errado, veja como será!

Livro do Profeta Isaias V – versos 24 e 25

24 - Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.
25 - Por isso se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida

Para reflexão: Cada um deve pensar muito sobre tudo isto. A escolha é livre, jamais Deus inferterirá sobre o que cada um quer fazer, mas Ele sempre adverte sobre a escolha que estamos fazendo de alguma forma, o resto é por nossa conta.

Transcrições Bíblicas - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - Bíblia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário