sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PORQUE JESUS FOI TENTADO?

Mateus – Cap 4 – versos de 1 a 11 – Bíblia de Estudos Almeida
   1. Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
   2. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
   3. E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
   4. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Muitas vezes cheguei a indagar porque Jesus foi tentado por satanás sendo Ele Deus? Após uma longa reflexão, cheguei à seguinte conclusão:

Em primeiro lugar Deus permitiu que o Espírito Santo levasse Jesus ao deserto para ser tentado por satanás para que fosse mostrado como Jesus era fiel a Deus, confiava em Deus e que Jesus estava preparado para cumprir a missão da qual Ele mesmo si dispôs a cumprir a nosso favor, ser o nosso Senhor e Salvador e nos libertar do pecado e da morte eterna.

Em segundo lugar Jesus queria deixar uma mensagem para nós de como as coisas seriam aqui na terra quando nos dispuséssemos a segui-lo ou a tê-lo como Nosso Senhor e Salvador de que muitas dificuldades iríamos enfrentar, após a sua partida e que deveríamos ter fé e ser fiel a Ele até a sua volta que no final seriamos mais do que vencedores e vamos comer da árvore da vida.

Jesus deixou ainda uma mensagem muito importante para todos nós sobre como devemos nos opor as tentações de satanás, pois ele está solto no mundo a oferecer para nós muitas vantagens materiais, mas cada um de nós tem uma missão a cumprir aqui na terra e que deveríamos atentar para isto e lutar com todas as nossas forças e as forças que o Espírito Santo tem a nos dar para vencer essas dificuldades, pois nas suas promessas Jesus disse que o consolador estaria conosco até a consumação dos tempos.

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 15:26 - Bíblia de Estudos Almeida

Como vemos hoje e está bem claro que muitas vezes preferimos usufruir das bondades da terra às bondades do Céu. A todo o momento estamos em busca de coisas materiais que irão nos favorecer uma estadia melhor na terra e esquecemos-nos da nossa vida futura com Jesus. Isto ocorre muitas vezes porque vivemos mais na materialidade do que nas coisas espirituais, pois a material podemos ver, apalpar e as coisas espirituais são sutis e a única certeza que temos está em crer na Palavra de Deus que é a Bíblia, pois jamais vimos e muitas vezes duvidamos das promessas de Deus para as nossas vidas, pois são espirituais.

Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel. Isaías 41:14 - Bíblia de Estudos Almeida

Ai como somos pequenos, como disse Deus nesta passagem no livro de Isaias, como ele nos comparou a um verme, pois na maioria das vezes nos não acreditamos NEle, mas na comparação que Deus fez a nós como vermes, Ele deixa uma lembrança para nós que Ele nos ajudaria e que o nosso Salvador viria para nos levar com Ele.

Concluindo, a meu ver, Jesus não precisava ser levado ao deserto para ser tentado, mas Ele em sua humildade e sabedoria foi para nos deixar uma mensagem tão bonita, uma lição tão valiosa para aqueles que realmente estudam e entendem a mensagem dentro do livro de Mateus no capítulo 4, nos versos de 1 a 11, meditemos nela..  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOMENTOS DE ANGUSTIA E AFASTAMENTO DE DEUS

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pe...