sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SALMO 23 DE DAVI

Vamos fazer um estudo detalhado do Salmo 23. Esse Salmo foi escrito pelo Rei Davi e como consta na Palavra de Deus (Bíblia), Edição de Estudos Almeida, ele faz parte dos Cânticos de Confiança, ou seja, quando Davi foi inspirado por Deus para escrever esse Salmo ele sentia tanta confiança em Deus que tentou expressar tudo que sentia naquele momento.

Quanto ele diz: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Davi alegava que ele tinha plena confiaça que tudo aquilo que ele pedisse a Deus o Pai lhe daria, pois quem serve a Deus jamais será desamparado. Onde Davi buscou essa confiança? No estudo da palavra pois essa foi uma das ordens de Deus para seu povo, medite na palavra de dia e de noite e eu serei contigo.

No verso seguinte: Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Davi deixa transparecer que quem andar debaixo da cobertura espiritual de Deus jamais passara por aflições e ele confiava plenamente naquilo que estava falando.

Davi sabia também que a presença de Deus em sua vida era refrigério para sua alma e que ele sempre iria ser justo pois Deus sempre iria guiar seus passos.  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Que  ele teria paz e sua alma estaria tranquila.

Mas Davi sabia que mesmo andando debaixo da cobertura espiritual de Deus ele teria momentos difícieis, mas a mão de Deus estaria sempre sobre sua vida e que mal nenhum atingiria sua vida.  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Que mesmo que seus inimigos tentassem contra sua vida Deus viria em seu socorro.

Davi tinha convicção de que seus inimigos sempre cairiam pois desde quando foi ungido pelo Profeta de Deus, ele passou a fazer parte da família de Deus. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Davi sempre honrou a escolha que Deus fez e transformou sua vida para sempre, pois a partir do momento que Davi foi ungido sua vida mudou para sempre. Ele teria sempre mais e mais, pois essas foram as promessas de deus para sua vida.

Ele sabia que se andasse nos caminhos de Deus a misericórdia de Deus sempre estaria sobre sua vida e que sempre que ele buscasse iria achar  e após sua partida ele estaria na presença de Deus. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Esse Salmo mostra claramente o quanto Deus tem para aqueles que andam nos seus caminhos e o buscam insensantemente, pois Davi mesmo ungido por Deus ainda errou, mas Deus teve misericória dele pela sua humildade e o seu arrependimento. E nós muitas vezes erramos mas será que estamos fazendo igual ao Rei Davi, nos arrependendo dos nossos erros? O erro é natural do ser humano, não devemos é permanecer no erro. Para evitar o pecado devemos meditar na Palavra de Deus, pois ela nos conforta e nos alivia dos sofrimentos que muitas vezes temos que passar.

Assim como Deus disse para Josué devemos proceder para estar debaixo da cobertura espiritual de Deus. Assim Deus deixou para cada um de nós que somos chamados filhos de Deus essa verdade, que devemos colocar em prática para que possamos ser felizes e bem sucedidos na nossa caminhada pela terra e quando vier dias piores sempre nos lembremos dessa mensagem de Deus para as nossas vidas.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué Cap 1 V.8

2 comentários:

  1. Olá, boa noite querido! a Paz do Senhor!
    não criticando seu post, mas no segundo verso o senhor escreve:
    (Davi deixa transparecer que quem andar debaixo da cobertura espiritual de Deus jamais passara por aflições e ele confiava plenamente naquilo que estava falando), de modo que essa falacia contradiz o que Jesus falou no evangelho cujo escreveu João 16:33: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
    Deus lhe abençoe e continue te usando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Phelipe e acrecento que no Original o Salmos 23 tem um erro de tradução.
      O correto é O SENHOR É MEU PASTOR E ELE NAO ME FALTARÁ.
      faça uma analise pois sempre me falta alguma coisa ... mas ele nunca me falta . AMEM

      Excluir