sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AS BEM AVENTURANÇAS!



Referência: Livro de Mateus – Cap. 5 Versos de 1 a 11

  1 - E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
  2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
  3-   Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;







Vamos começar a estudar o sermão da montanha.  Jesus subiu ao monte e ali começou a falar à multidão que estava com Ele. A primeira coisa que Ele falou foi sobre os Pobres de Espírito.  Dentro dessa primeira bem aventurança Jesus deixou um ensinamento para todos nós que muitas vezes é usado de forma errada pelo homem.

Muitos quando querem referir-se a uma pessoa de índole ruim, ou de má conduta falam que: “fulano é pobre de espírito”.

Vamos estudar isto mais detalhado:

- Pobre -           Que tem pouco do que é necessário.
- Espírito -         Conjunto das faculdades intelectuais (ex.: espírito curioso).
        Vida.
        Razão.
        Inteligência. (Dicionário online)

Dentro do ensinamento deixado por Jesus, Ele quis nos dizer que Pobres de Espírito, são todos aqueles que são desprendidos dos bens materiais, das coisas dessa terra e já estão vivendo mais para Deus do que para o homem. São aquelas pessoas que não estão preocupadas com o que está acontecendo consigo, mas sim sentem quando um seu semelhante é prejudicado ou maltratado é um ser espiritualizado, já desprendido da materialidade.

Quando formos usar esta expressão “Pobres de Espírito”, devemos pensar muito sobre o que estamos nos referindo, pois se usamos para uma pessoa que é ruim estamos falando ao contrário, que ela é boa e desprendida da materialidade, queremos dizer que aquela pessoa já não é mais dessa terra e sim do Céu e ao contrário essa pessoa não merece essa expressão.

Como vimos no dicionário, é uma pessoa que tem pouco, ou seja, já não tem mais materialismo e sim já desenvolveu suas faculdades espirituais, é inteligente, age pela razão e vive uma vida dentro dos preceitos cristãos.
  
4 -  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

                        Nessa bem aventurança, Jesus deixou bem claro que os que choram não um choro qualquer, mas choram por ser discriminado, maltratado, prejudicado, sim esses serão consolados pelo Pai que está no Céu.

                        Esse choro, muitas vezes não é um choro exterior cheio de lágrimas, mas um choro interno onde o coração está apertado, sofrendo uma barbaridade por pressão a ponto de quase estourar o peito. Sim esses receberão de Deus um galardão pelos Anjos de Deus no Céu que os espera de braços abertos para serem consolados. Um consolo que jamais sentimos aqui na terra, mas um consolo que vem do alto e que não há entendimento terreno para ele, pois vem de Deus. Muitas vezes ainda não estamos preparados para receber esse consolo, pois ainda estamos presos no terra-a-terra....continua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário