sábado, 19 de junho de 2010

SERÁ QUE DEUS PERMITIRIA?

Muitas vezes ouvi pregadores falarem que temos que quebrar as maldições dos nossos pais, pois conforme a palavra de Deus elas atingirão até nossa 3ª ou 4ª geração.

Por muito tempo carreguei isto comigo, pensando até com certo medo de que hoje as minhas doenças, como o diabetes e pressão alta herdei do meu pai que inclusive faleceu por causa do diabetes e por muitas vezes estive no altar de Deus para quebrar as maldições. Mas agora que estou buscando dentro da Palavra de Deus conhecer mais e mais, lendo e estudando toda Ela, minha meta para este ano, descobri no livro de Ezequiel que isto não existe, pois se existisse Deus seria um Deus injusto, deixando com que o filho pagasse pelo erro do pai.

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Sendo, pois, o homem justo, e praticando juízo e justiça, (Ezequiel – Cap. 18 V. 4 e 5)

Nesses dois versos, capítulo 18, versos 4 e 5, temos clara resposta de Deus que cada um paga pelo seu próprio erro e não é repassado o erro do pai para o filho e vise-versa. Já no verso 20 do mesmo capítulo, ainda fica mais claro que cada um pagará pelo caminho mau que escolheu.

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. , (Ezequiel – Cap. 18 V. 20)

Lá no livro de Deuteronômio Deus nos chama a atenção para que escolhêssemos qual caminho deveríamos andar, pois segundo a nossa escolha também iríamos receber a paga por aquilo que fizéssemos. Se andar no bem receberá bênçãos, se escolher o mau receberá maldição. De acordo com a nossa escolha a nossa descendência iria andar também, pois geralmente os filhos copiam os pais e não que iríamos passar para eles a maldição. Esse trecho mal interpretado leva muitos a entender que as maldições dos pais passariam para os filhos.

É por isso que temos que não apenas ler a palavra de Deus, mas estudar e sempre antes de estudar pedir ao Espírito Santo que nos dê sabedoria para interpretar os que Deus quer falar conosco.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

No livro de Salmos, fica bem claro que cada um receberá aquilo que realmente merece então a escolha é livre, pois Deus nosso Pai jamais irá interferir na nossa vida, ele respeita e muito o nosso livre-arbítrio. Mas a colheita é obrigatória.

Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.

Ainda no livro de Ezequiel, Deus nos deixa a seguinte mensagem:

Ezequiel Cap. 18 V. 30 a 32

Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.

Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?
  
Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

Reflitamos sobre o que Deus disse e façamos a nossa escolha. Eu sei que quando escolhemos o bom caminho, muitas dificuldades se apresentam, mas não é impossível vencê-las e é através das dificuldades que crescemos, mas o mau caminho leva a morte e Ele deixa bem claro que não se compraz na morte e nos induz a nos converter e andar no bom caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário